terça-feira, 22 de maio de 2012

Abalo sísmico em Montes Claros provoca dano ao Shopping Popular





Por volta das 10h40 deste sábado, um tremor atingiu a cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais (veja mais imagens na galeria). Segundo o professor Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, tremores já vinham ocorrendo na região mineira, mas este foi a maior ocorrência.


“Infelizmente não registramos o abalo, mas inferimos que deva ser de intensidade entre 6 e 7 na escala Mercalli Modificada e de magnitude entre 4 e 4,5 na escala Richter”, afirmou Barros.


Mais de 50 chamadas foram feitas para o Corpo de Bombeiros do município após o tremor, a maioria solicitando orientações e vistoria de prédios. Foram registradas rachaduras leves no prédio do shopping popular da cidade e em um dos prédios da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Segundo a corporação, não houve vítimas.

Segundo o Sargento PMMG  que estava de serviço no COPOM (central de atendimento e despacho de patrulhas) quando aconteceu o abalo sísmico. ” Foi bastante notável o abalo e todos os postos fixos e viaturas de toda a cidade informaram que o sentiram. Acompanhando pelas câmeras do olho-vivo, detectamos muita movimentação, principalmente no Shopping Popular, no Centro. Tivemos também várias ligações de populares informando o acontecido e solicitando socorro. Várias pessoas “passaram mal” devido ao susto. “

O abalo foi sentido também em diversas cidades vizinhas (Mirabela, Juramento, Olhos d`água, São João do Pacuí, entre outras).

Nada de mais grave como óbitos e feridos foram detectados, motivos pelo qual devemos manter a tranquilidade, porém sem deixar de estarmos atentos a novos acontecimentos.

O forte tremor de terra registrado hoje cedo, em Montes Claros, provocou uma rachadura e a queda de um azulejo na parede externa do Shopping Popular, que funciona no centro da cidade. A informação é da direção do shopping. A parede atingida fica virada para a rua São Francisco. A rachadura, de tamanho médio, pode ser vista a olho nu.

Por causa do tremor, também houve tumulto dentro do shopping popular, com consumidores saindo às pressas de dentro do prédio. Segundo testemunhas, o Corpo de Bombeiros foi chamado para vistoriar o shopping, mas não chegou a isolar o local.

In: agências

Galeria de imagens:









Entenda porque os tremores acontecem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário