quinta-feira, 10 de maio de 2012

Barack Obama afirma que apoia o casamento gay

Obama declara apoio a casamento entre pessoas do mesmo sexo       Um tema bastante discutido nos Estados Unidos é o casamento gay. O presidente americano Barack Obama disse na quarta-feira (9), claramente, que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em plena campanha, foi uma manobra no mínimo arriscada.
A questão é polemica e sempre desperta reações extremadas entre os eleitores americanos. Em uma entrevista à rede de TV americana ABC, o presidente Obama assumiu publicamente que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo e disse que ele deveria ser legalizado.
“Para mim, é importante ir adiante e afirmar que eu acredito que casais do mesmo sexo devem poder se casar”, disse.
Barack Obama é o primeiro presidente americano a declarar, durante o mandato, apoio ao casamento gay. Ainda não está claro como isso deve afetar o caminho dele para tentar a reeleição. Segundo analistas, a declaração poderia ajudar, já que os mais conservadores, que são contra a união entre pessoas do mesmo sexo, não apoiariam Obama de qualquer maneira. Em compensação, a posição firme do presidente nessa questão deve agradar aos que achavam que Obama estava muito em cima do muro.
Uma pesquisa recente sobre o tema mostra um país dividido: 50% dos americanos acreditam que o casamento entre homossexuais deveria ser legalizado, contra 48% que acham que não.
Eleitores da Carolina do Norte aprovaram esta semana uma emenda que proíbe o casamento gay. Já são 31 estados. O pré-candidato republicano à presidência Mitt Romney, adversário de Obama, reforçou a posição dele e do partido. “Eu apoio o casamento tradicional, entre homem e mulher”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário